Cronologia Temática

A HISTÓRIA NO DIA A DIA

Aos 65 anos de idade e quase 50 anos de jornalismo, senti a necessidade de criar este blog. A partir da minha base de dados, acumulada por tanto tempo, espero criar uma cronologia da história recente da Amazônia. É também uma forma de avivar a memória para uma história que ainda está em curso, mas, de tão intensa, costuma ser esquecida.

Com base em informações da imprensa – local, nacional e internacional – este blog reconstituirá acontecimentos marcantes na saga iniciada nos anos 1960, através da consolidação de eixos de penetração (e destruição) por terra na Amazônia, com sua cadeia de efeitos, desde o maior desmatamento da história da humanidade até a destruição de povos nativos. Tudo isso para criar atividades produtivas que possam resultar em exportações crescentes de recursos naturais e divisas para alimentar o crescimento quantitativo do Brasil.

O material foi baseado na imprensa, citando-se a fonte ao final de cada texto, cuja elaboração é inteiramente original. Na forma com que se apresenta, o texto preservou apenas as informações relevantes, que já se cristalizaram como história. Os aspectos deletérios foram expurgados para que cada texto se torne fonte perene de referência e possa ser usado sem necessitar de atualizações. Ele é um momento já consolidado do processo histórico.
O acúmulo de dados permitirá a formação de uma verdadeira enciclopédia da história contemporânea da região. Espero que o leitor se manifeste sobre a iniciativa. O retorno será importante para a continuidade dessa nova série retrospectiva. Vá lá e contribua para que o blog cresça e reflita a história que é e, também, a história que queremos construir, à nossa imagem e semelhança. 

 

FONTES:

O Estado de S. Paulo (SP)

Folha de S. Paulo (SP)

Gazeta Mercantil (SP)

Jornal da Tarde (SP)

Folha do Meio Ambiente (SP)

O Globo (RJ)

Jornal do Brasil (RJ)

Correio da Manhã (RJ)

O Liberal (PA)

A Província do Pará (PA)

Diário do Pará (PA)

O Estado do Pará (PA)

Folha do Norte (PA)

Folha Vespertina (PA)

Arquivo Pessoal

 

19 comentários sobre “Cronologia Temática

  1. Lúcio, a memória é fundamental p/ avivar mentes q precisam transformar o hj. Excelente iniciativa. Parabéns!

    Curtir

  2. Grande Lúcio! Mais uma vez sua iniciativa em abrir mais um canal para a difusão das informações é louvável. Penso que essa fonte de informação sobre a nossa Amazônia é fundamental para todos os amazônidas e brasileiros. Sei de sua relutância em ainda se manter fiel às informações impressas, mas sabemos que cada vez mais a internet se torna a principal fonte de informação, basta sabermos beber nas fontes certas.

    Abraço!

    Curtir

  3. Lúcio, soube dessa iniciativa através do mais recente JP que está nas bancas, o de número 624.

    Sinceramente, nem sei o que seria das pessoas que estudam a Amazônia sem o teu trabalho. Lembro quando li o JP pela primeira vez e me senti um estrangeiro em minha própria terra. Ainda tenho essa sensação a cada novo exemplar que adquiro.

    Teu trabalho também me lembra o do grande jornalista Isidor Feinstein Stone, ou Izzy Stone. Passei a conhecer um pouco da obra dele pela abreviação I. F. Stone, como assinado a ótima obra “O Julgamento de Sócrates”. E também svou passeado pelo que encontro do antigo I. F. Stone’s Weekly.

    É um elogio pequeno, mas sincero. Teu lugar no rol dos grandes jornalistas tá guardado.

    Abraços.

    Curtir

    • É um elogio imenso, caro Willame. Muito obrigado. Você é das raras pessoas a dar um crédito de confiança a esta iniciativa, na qual acredito tanto. Poderá ser a minha contribuição mais duradoura para a história que vi com meus próprios olhos e tentei compreender no exercício da minha profissão.

      Curtir

  4. Lúcio, obrigada pelo blog. Muitas informações relevantes. Encontrei o endereço hoje fazendo uma pesquisa no Google. Torço para que continue com a página, pois é uma ótima fonte.

    Curtir

  5. Oi Lúcio é Márcia Rejane da alepa, tua irmã, preciso falar com vc! Bjs

    Curtir

  6. Olá, Lúcio! Essa é a primeira vez que acesso o seu blog. Não conheço você nem o seu blog, mas, posso afirmar que já me identifiquei com ambos.
    Procuro informações sobre termos relacionados sobre a Amazônia como é o caso do termo AMAZÔNIDA, origem, formação, identidade, representação. Caso você tenha informações bibliográficas para mim, favor enviar para o meu e-mail: agripinofreire@hotmail.com
    Fico-lhe muito grato. Abraços.
    Agripino José Freire da Fonsêca – Prof. da Universidade Federal de Rondônia.

    Curtir

  7. Olá ,Professor Lúcio ! Com toda admiração agradeço o acesso ao seu blog.Onde procuro informações verídicas acerca de nossa região .

    Curtir

    • muito obrigado pelo estímulo, Ismael. Seja sempre bem-vindo.

      Curtir

      • Bom dia, camarada. Primeiramente, parabens pela iniciativa. Aqui Alda Cotta , historiadora e ex participante da CNRA , Campanha Nacional Pela Reforma Agrária, ainda no final dos anos 80. A partir do IBASE, a ONG que deu base de sustentação para a Luta Indígena, da Reforma Agrária, sindical e dos movimentos sociais. Se desejar, entre em contato com o Ibase , que dispõe de grande arquivo e muito material , desde a época que nosso grande A Krenak, tinha nosso apoio.

        Curtir

  8. Bom dia, camarada. Primeiramente, parabens pela iniciativa. Aqui Alda Cotta , historiadora e ex participante da CNRA , Campanha Nacional Pela Reforma Agrária, ainda no final dos anos 80. A partir do IBASE, a ONG que deu base de sustentação para a Luta Indígena, da Reforma Agrária, sindical e dos movimentos sociais. Se desejar, entre em contato com o Ibase , que dispõe de grande arquivo e muito material , desde a época que nosso grande A Krenak, tinha nosso apoio.
    Abraços, A.C.
    Obrigado. Conheço o Ibase desde o seu início, com o trabalho sobre Carajás. Vou consultar.

    Curtir

Deixe um comentário